Hosper desenhou um plano diretor urbano e paisagístico para o edifício institucional de Hageveld e o projeto do lago ornamental sobre o estacionamento subterrâneo.
A edificação foi anteriormente um seminário e parte era usada como escola. Mesmo que Hageveld ainda criasse fascinação, a vegetação foi negligenciada e a Voorhuis (elevação frontal) tratada com desdém. Em 2002 o novo proprietário decidiu transformar a Voorhuis em um bloco de apartamentos de luxo. Ao mesmo tempo o Hageveld Atheneum College quis expandir o Achterhuis ( uam das fachadas posteriores).
A solução espacial do edifício é baseado em três invólucros concêntricos, cada um com um caráter diferente. O prédio principal conforma a delimitação do terreno, que é cercada pelo luxuoso edifício cercado por terrenos utilizados para plantações. As duas outras “cascas” funcionam como um parque.
Restauração do caráter verde
A implementação do projeto resultou na restauração e melhoria da estrutura dos sistemas de mobilidade e de abastecimento de água de todo o estado de Hageveld (140.000m²). O caráter verde foi reforçado em particular em volta do edifício principal.As edificações agora rodeadas de jardins. Os terrenos do lado oeste foram comprados para restaurar o paisagismo fortemente negligenciado onde foi implementado novo projeto de arborização. O circuito de caminhos e vistas foi restaurado e expandido.
Viver no local
Um plano foi desenhado para a Voorhuis para 60 apartamentos que variam em tamanho. Duas vagas de estacionamentos para cada apartamento deveriam ficar próximas ao edifício. A única solução que cumpria com os requerimentos funcionais e éticos era a construção de um estacionamento subterrâneo imediatamente em frente à Voorhuis.
Um novo design para a fonte ornamental
A qualidade desse lado representativo da edificação foi reforçada pela construção de uma grande e nova fonte ornamental que é ‘invisivelmente’ dividida pela entrada para o estacionamento subterrâneo.
A fonte ornamental, com uma superfície de água de 730 m² e 60 cm de profundidade, tem uma borda de aço CORTEN. Aberturas na fonte permitem que a luz do sol entre no estacionamento durante o dia. As aberturas são revestidas com painéis de vidro colorido, cada um como um trabalho de arte individual. À noite, a iluminação interior do estacionamento surgem através dos resultados obtidos pelos painéis causando um efeito muito especial. Além disso, a vivacidade da água é aumentada pelos chafarizes que são alternados em intervalos e produzem pequenas bolhas logo acima de superfície da água.